Como fica a visão de quem tem descolamento de retina?

Índice

Como fica a visão de quem tem descolamento de retina?

Como fica a visão de quem tem descolamento de retina?

Os sintomas são outros: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes”, isto é, a sensação de insetos voando diante dos olhos e, nos casos mais graves, perda total da visão.

Qual o perigo do descolamento de retina?

Visão em perigo Com o descolamento, começam a faltar oxigênio e nutrientes à retina. A pessoa passa, então, a ter o campo de visão invadido por clarões ou manchas escuras, como se fossem moscas ou teias de aranha. Quando o descolamento se dá perto da mácula, área central da retina, o estrago pode virar cegueira.

O que provoca o deslocamento de retina?

O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.

Qual a função da retina?

Saiba mais neste texto. A retina é uma das membranas do seguimento posterior do olho, cuja função é transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso.

Quais são os elementos de fixação especial que a retina prenda ao globo ocular?

A retina não possui nenhum elemento de fixação especial que a prenda ao globo ocular. É o vítreo, uma substância gelatinosa e transparente, situada entre ela e o cristalino, que a mantém na posição anatomicamente adequada, ou seja, em contato com outras estruturas que lhe garantem suporte e nutrição (vasos sanguíneos e nutrientes).

Qual é o papel da retina no cérebro?

Detém um papel fundamental na formação de imagens, que serão projetas e depois enviadas para o cérebro, através de impulsos elétricos. A retina é constituída por três tipos de camadas: os neurônios bipolares, os neurônios ganglionares e as células fotossensíveis. Anatomia da retina. Ilustração: Alila Medical Media / Shutterstock (adaptado)

Qual o melhor tratamento para ruptura da retina?

A indicação do tratamento depende diretamente do tipo, gravidade e extensão do descolamento. Fotocoagulação com laser e criopexia (congelamento) são recursos terapêuticos para os casos em que não houve infiltração do vítreo pelo espaço que se abriu com a ruptura da retina.

Postagens relacionadas: