Quando o inquilino não concorda com o reajuste do aluguel?

Índice

Quando o inquilino não concorda com o reajuste do aluguel?

Quando o inquilino não concorda com o reajuste do aluguel?

Essa revisão pode ser feita em comum acordo entre o inquilino e o proprietário, mas, quando uma das partes não concorda com a medida, o meio para buscar a readequação do valor do aluguel é uma ação revisional judicial. O pedido de revisão judicial do aluguel pode ser feito por qualquer um dos lados, a cada três anos.

Quanto é o aluguel Minha Casa Minha Vida?

Especialistas em finanças indicam que o custo com aluguel deve ser de no máximo 30% da renda mensal familiar e que, ao comparar o gasto realizado em 30 anos — média do tempo de financiamento dos imóveis pelo programa MCMV —, o valor total é superior a 2 vezes o que seria pago no financiamento do mesmo tipo de imóvel, ...

Como deduzir o valor líquido do aluguel?

Se pagou comissão para imobiliária, condomínio, IPTU ou outras taxas, deve deduzir isso do aluguel, informando apenas o valor líquido recebido, mês a mês. Não é necessário nem há espaço para informar o CPF do inquilino. Quem recebeu aluguel de pessoa física acima do limite de isenção do Imposto de Renda em 2016 era obrigado a recolher o carnê-leão.

Por que não existe reajuste negativo para aluguel?

O UOL Economia entrou em contato com várias imobiliárias de São Paulo e ouviu diversas vezes como resposta que não existe reajuste negativo para aluguel. “Não existe isso (de reduzir o aluguel). Quando acontece de o IGP-M cair, a gente mantém o valor do aluguel”, disse uma corretora de imóveis que preferiu não se identificar.

Qual é o direito do inquilino a pleitear a redução no valor do aluguel?

O advogado Alexandre Jamal Batista diz que o inquilino tem direito a pleitear a redução no valor do aluguel com base no que está em contrato. “Juridicamente falando, reajuste vale tanto para cima quanto para baixo. Se a correção é feita pelo IGP-M, faz sentido usar o índice quando ele é negativo também.”

É possível alterar o valor do aluguel?

A prática comum nas imobiliárias é não alterar o valor do aluguel nesse caso”, afirma o advogado Alexandre Jamal Batista, especialista em direito imobiliário.

Postagens relacionadas: