Quem são os sujeitos da Educação Especial?

Quem são os sujeitos da Educação Especial?

Quem são os sujeitos da Educação Especial?

1 A nomenclatura público-alvo da educação especial, composta por três grupos, a saber: deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, foi formulada a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2008.

O que se define como Educação Especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

O que diferencia a educação especial da educação em geral?

Assim, os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Vale lembrar que a diversidade, em si, não caracteriza uma Educação Inclusiva.

Qual a diferença entre a educação física adaptada e inclusiva?

Na modalidade educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam atividades físicas separadamente de seus colegas. Ou seja, não participam das mesmas atividades que os demais estudantes. Na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas.

Qual a característica de uma escola inclusiva?

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

Como característica de uma escola inclusiva Destaca-se que?

Como característica de uma escola inclusiva destaca-se: a os agrupamentos por turma devem ser homogêneos e atender ao critério idade. metodologias e conteúdos, uma vez que o aluno receberá reforço escolar na sala de recurso multifuncional.

O que é e para que serve a educação especial?

A Educação Especial está ligada ao ensino apoiado no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ela é responsável por: orientar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais; identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos voltados ao ensino de estudantes com necessidades especiais;

Qual é a diferença entre educação especial e regular?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

Quais são os objetivos da Educação Especial?

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em classes comuns, exige que a escola regular se organize de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências. SIMÃO, Antoniette & SIMÂO, Flavia.

Qual a importância da educação especial no Brasil?

Sendo mais formal a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9394, de Dezembro de 1996: “ entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais”.

Postagens relacionadas: