Qual a fisiopatologia da SCA?

Índice

Qual a fisiopatologia da SCA?

Qual a fisiopatologia da SCA?

A fisiopatologia da SCA envolve a instabilidade da placa aterosclerótica na coronária, envolvendo erosão ou ruptura e subsequente formação de trombo oclusivo ou suboclusivo. Essa placa é responsável por uma limitação de fluxo sanguíneo, que consequentemente altera a oferta e/ou o consumo de oxigênio do miocárdio (3).

Qual a diferença entre SCA e iam?

A síndrome coronariana aguda (SCA) é uma entidade nosológica caracterizada por um espectro de manifestações clínicas e laboratoriais de isquemia miocárdica aguda, sendo classificada em três formas: Angina Instável (AI), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem supradesnível do segmento ST e IAM com supradesnível do ...

Quanto a síndrome coronariana aguda é correto afirmar que?

Quanto à sindrome coronariana aguda, é correto afirmar que a angina típica é caracterizada por uma dor opressiva, profunda, de localização bem definida, ocorrendo ao repouso, com alívio rápido após uso de nitrato sublingual.

O que é um IAM com supra?

O infarto agudo do miocárdio com supra de ST (IAMCSST) corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doença cardiovascular. A grande maioria dos casos é causada por aterotrombose, sendo outras causas menos comuns: vasculites, dissecção coronariana, cocaína, etc.

O que é a angina estável?

“Síndrome clínica caracterizada por dor ou desconforto em tórax, epigástrio, mandíbula, ombro, dorso ou membros superiores, desencadeada ou agravada com atividade física ou estresse emocional, com duração de 30” a 15', atenuada pelo repouso e/ou nitrato, cujas características não se alteram no período de 2 meses.”

Quais são os sintomas da SCA?

A dor torácica é o principal sinal da SCA. No entanto, podem aparecer outras manifestações associadas. O principal sintoma da SCA é a dor torácica opressiva. Normalmente localizada na zona do esterno ou do estômago. Esta dor pode se irradiar para áreas como os ombros, o pescoço ou a mandíbula.

Como é feito o diagnóstico da SCA?

Normalmente, o diagnóstico da SCA se estabelece pela manifestação de dores no peito com suspeita de isquemia. Nesses casos, os médicos realizarão uma série de exames complementares para determinar a existência e gravidade da doença. O eletrocardiograma será o exame diagnóstico de escolha no caso de doenças cardíacas.

Qual a diferença entre HS-CTN e SCA?

Alta probabilidade anterior ao teste associada a aumento dos níveis de hs-cTn são altamente sugestivos de SCA, enquanto a baixa probabilidade anterior ao teste associada a níveis normais de hs-cTn provavelmente não indicam SCA.

Postagens relacionadas: