O que marcou a arte do Renascimento?

Índice

O que marcou a arte do Renascimento?

O que marcou a arte do Renascimento?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Como surgiu a arte do Renascimento?

A arte renascentista é um estilo que nasceu com a proposta de recriar a realidade, o que foi feito por meio de técnicas avançadas que espelhavam, com perfeição, as figuras humanas, assim como também retratavam a natureza.

O que representou o Renascimento?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Quais são os fatores geradores do renascimento?

Os principais aspectos do Renascimento foram:

  • o racionalismo e o abandono do mundo sobrenatural;
  • o antropocentrismo, onde o homem é o centro de tudo;
  • o universalismo, caracterizado pela descoberta do mundo;
  • o naturalismo, acentuando o papel da natureza;
  • o individualismo, valorizando o talento e o trabalho;
  • o humanismo.

Qual a importância do renascimento artístico?

O Renascimento Artístico representou uma das vertentes do período renascentista com a profusão de diversas obras. Lembre-se que o Renascimento foi um movimento artístico, intelectual e cultural que teve início no século XV na Itália.

Qual foi o início do Renascimento?

Porém, não há um marco, acontecimento ou data específica para o início desse período, sendo que aconteceu de forma natural e gradual. Foi o poeta Petrarca (1304, Arezzo, Itália-1374, Arquà Petrarca, Itália) que despertou a veia revolucionária do Renascimento, apelando à veneração da Antiguidade Clássica (época que antecedera a Idade Média).

Qual a importância da arte renascentista?

A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar.

Qual a importância do Renascimento para a escultura?

A escultura renascentista vai reavivar também a sensualidade do corpo nu tão característica da época clássica, sendo que o primeiro grande exemplo disso é o Davi de Donatello. Esta é a primeira escultura independente, de tamanho natural e totalmente nua desde a Antiguidade.

Postagens relacionadas: