Para que serve a voltametria cíclica?

Índice

Para que serve a voltametria cíclica?

Para que serve a voltametria cíclica?

Dentre as técnicas eletroquímicas, podemos considerar a voltametria cíclica (VC) como a mais utilizada para a aquisição de informações qualitativas e/ou quantitativas sobre reações eletroquímicas.

Quais são os tipos de voltametria?

Serão apresentadas as técnicas voltamétricas (polarográficas) de corrente contínua (DC, do inglês direct current), corrente contínua amostrada (DC sampled), pulso normal (NP, do inglês normal pulse), pulso diferencial (differential pulse) e onda quadrada.

O que é voltametria de pulso diferencial?

A voltametria de pulso normal e diferencial é uma mistura das técnicas de pulso normal e diferencial, apresentando modos alternados de aplicação de pulsos de potencial. A medida inicia-se em um potencial onde não há processo faradaico.

O que é queda Ohmica?

RI, denominado de queda ôhmica, é a mudança de potencial devida ao produto de corrente pela resistência da solução contida entre a superfície do eletrodo de trabalho e a do eletrodo de referência (ER).

Para que serve o eletrodo de referência na voltametria?

Sua única função é atuar como referência na medição e controlar o potencial dos eletrodos de trabalho e em nenhum momento passa nenhuma corrente. O eletrodo auxiliar passa toda a corrente necessária para equilibrar a corrente observada no eletrodo de trabalho.

Para que serve polarografia?

A polarografia consiste numa técnica analítica eletroquímica para a determinação qualitativa e quantitativa de numerosas substâncias, especialmente vestígios de metais.

O que é voltametria de onda quadrada?

A voltametria de onda quadrada ("SWV – square wave voltammetry") é uma técnica voltamétrica de pulso onde a forma do pico de corrente resultante é proveniente da sobreposição de pulsos de potencial de altura a (amplitude de pulsos), a uma escada de potenciais de largura DEs (incremento de varredura de potenciais) e ...

O que é voltametria de varredura linear?

Na voltametria de varredura linear, também chamada por alguns autores de cronoamperometria de varredura de potencial linear 48, o potencial aplicado ao eletrodo de trabalho varia linearmente com o tempo (Figura 6A), esta técnica possibilita a aplicação de velocidades de varredura relativamente altas (até 1000 mV s-1), ...

Que são eletrodos de referência é quais características Eles devem apresentar para servirem como eletrodo de referência?

Um eletrodo de referência ideal apresenta um potencial conhecido e constante em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio (mesmo com a passagem de pequenas correntes). É desejável que este eletrodo seja robusto, de fácil construção e insensível à composição da solução do analito.

Quais as principais características de um eletrodo de referência?

Eletrodo de referência é um tipo de eletrodo que mantém um potencial constante em relação ao qual o potencial de uma outra meia-pilha pode ser medido. Na prática o potencial de um eletrodo de refêrencia depende apenas da temperatura do meio onde é realizada a medida.

Postagens relacionadas: