O que é uma penalidade administrativa?

Índice

O que é uma penalidade administrativa?

O que é uma penalidade administrativa?

Sanção administrativa é a penalidade prevista em lei, contrato ou edital aplicada pelo Estado, como consequência da inobservância ou observância inadequada a um comportamento descrito pela norma jurídica.

Quais são as penalidades de trânsito?

Segundo o seu artigo nº 256, as penalidades possíveis para as infrações de trânsito são:

  • Advertência por escrito;
  • Multa;
  • Suspensão do direito de dirigir;
  • Cassação da carteira de habilitação ou da permissão para dirigir;
  • Frequência obrigatória em curso de reciclagem.

O que são as penalidades?

Significado de Penalidade substantivo feminino [Jurídico] Sanção imposta legalmente; a natureza dessa sanção; pena. Qualquer pena ou castigo que resulta de um crime; pena, punição. [Figurado] Situação desafortunada; desgraça, infortúnio.

Qual a diferença entre infração e penalidade?

Existem as penalidades oriundas diretamente das infrações de trânsito que são os valores cobrados – penalidade primária, e pontuações – penalidade secundária, debitadas nos prontuários dos proprietários ou condutores, e existem as penalidades aplicadas nos processos administrativos de suspensão do direito de dirigir ou ...

O que é transbordo de excesso de carga?

O “transbordo do excesso de carga” constitui uma das medidas administrativas aplicáveis pela autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas no Código e dentro de sua circunscrição, constante do inciso VIII do artigo 269.

Postagens relacionadas: