Para que serve o tolueno?

Índice

Para que serve o tolueno?

Para que serve o tolueno?

Usos do Tolueno O principal uso do composto é como mistura (benzeno-tolueno-xileno – BTX) na gasolina. Também é empregado como solvente em tintas, revestimentos, óleos e resinas, matéria-prima na produção de benzeno, fenol e outros solventes orgânicos, e na fabricação de polímeros e borracha.

Quais são os efeitos do tolueno?

Além disso, o Tolueno pode levar à dependência, já que o composto é um depressor do sistema nervoso central (SNC) e tem um processo semelhante ao que ocorre com a ingestão de álcool.

Qual a importância do tolueno para o meio ambiente?

Ele é comumente utilizado como solvente em colas e tintas, mas seu uso não se restringe apenas a esse fim. A maior parte do tolueno lançada no meio ambiente é oriunda do uso da gasolina e do refinamento de petróleo.

Quais são os riscos da exposição ao tolueno?

O sistema respiratório é a principal via de exposição ao tolueno, pois, ao ser inalado, ele é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea. Os riscos dependem da intensidade da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta.

Qual é a fórmula do tolueno?

Simplificada fórmula tolueno – com um anel no interior do hexágono ou traços, é uma ligação dupla. O grupo metilo pode ser em qualquer um dos seis núcleos atómicos, que são iguais um ao outro.

Postagens relacionadas: