O que é epitélio de transição?
O que é epitélio de transição?
O epitélio de transição é um tipo especial de epitélio restrito ao revestimento das vias urinárias, e suas células variam sua morfologia dependendo do grau de estiramento.
Quais são as características do epitélio de transição?
Epitélio de transição: tecido com formato de células que varia de acordo com a distensão do órgão no qual é encontrado. No tecido da bexiga urinária, por exemplo, as células tornam-se mais achadas quando esse órgão está cheio. Já quando a bexiga está vazia, as células ficam com formato mais globoso.
Como são as células do epitélio de transição?
Epitélio de Transição É formado por dois tipos celulares que variam de acordo com o estado fisiológico do órgão: células cilíndricas que se estendem da lâmina basal até a superfície; células basais próximas a lâmina basal.
Por que o tecido da bexiga é classificado com de transição?
A parede da bexiga é formada por várias camadas. O interior do ureter, bexiga, uretra, e partes do rim são revestidos por uma camada de células chamadas células uroteliais ou de transição, assim a camada mais interna é conhecida como urotélio ou epitélio de transição.
Como podem ser classificados os epitélios?
Os epitélios podem ser classificados quanto: forma das células e número de camadas. Forma das células: Epitélio pavimentoso, epitélio cúbico e epitélio colunar. Número de camadas: Epitélio simples, epitélio estratificado, epitélio pseudoestratificado e epitélio de transição.
Qual o tecido conjuntivo da bexiga?
Túnica Adventícia- envolve externamente a bexiga, constituída por tecido conjuntivo fibroelástico. Em sua porção superior, a bexiga possui uma pequena região revestida por uma membrana serosa (peritônio).