O que é educação segundo a UNESCO?

Índice

O que é educação segundo a UNESCO?

O que é educação segundo a UNESCO?

Conforme o Glossário de terminologia curricular do UNESCO-IBE, “a educação básica é o alicerce da aprendizagem e do desenvolvimento humano ao longo da vida, sobre o qual os países podem desenvolver, de forma sistemática, outros níveis e modalidades de educação e formação.

Qual o papel da educação para UNESCO?

O órgão visa cumprir as Metas do Desenvolvimento Sustentável estabelecidas na Agenda 2030. A educação é uma das principais frentes de trabalho da Unesco. A agência é responsável, ainda, pelo tombamento de sítios naturais ou construídos, edifícios, monumentos, paisagens naturais e outros em patrimônio da humanidade.

O que diz a educação?

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.

O que foi a educação para todos?

A ideia de “educação para todos”, assumida como um compromisso mundial no documento, propõe o estabelecimento de garantias à todas as pessoas de que tenham acesso aos conhecimentos básicos necessários a uma vida digna, condição insubstituível para o advento de uma sociedade mais humana e mais justa.

Quais são os quatro pilares da educação definidos pela UNESCO?

Os quatro pilares da Educação

  • Primeiro pilar: Aprender a conhecer. ...
  • Segundo pilar: Aprender a fazer. ...
  • Terceiro pilar: Aprender a ser. ...
  • Quarto pilar: Aprender a conviver.

O que é a UNESCO e para que serve?

A UNESCO visa a melhorar o acesso à educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável em todos os níveis e em todos os contextos sociais, para transformar a sociedade, ao reorientar a educação e ajudar as pessoas a desenvolver conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos necessários para o desenvolvimento sustentável.

Como a UNESCO pode ajudar os governos a tornar os sistemas de educação mais eficazes?

A UNESCO trabalha com governos e uma ampla gama de parceiros para tornar os sistemas de educação mais eficaz através de uma mudança de politicas. Ela coordena o movimento Educação para Todos, acompanha as tendências do ensino e aumenta o perfil de necessidades educacionais nas agendas de desenvolvimento global.

Quais são os campos de atividades da UNESCO?

Colocar uma educação de qualidade no âmago do desenvolvimento. Desde a sua criação em 1945, a missão da UNESCO tem sido contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, sendo a educação uma de suas principais atividades para alcançar este objetivo.

Qual a importância da educação para a sociedade?

Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras.

Postagens relacionadas: