O que é considerado leitura?
O que é considerado leitura?
Segundo COLL (1990), a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto a partir de seus objetivos, conhecimento sobre o assunto, quem é o autor do texto e todo seu conhecimento de linguagem.
Que tipo de características a leitura exige do leitor?
Mas exige do leitor uma qualidade, um interesse, uma preocupação.
Qual a importância da leitura?
Ela é uma atividade que exige daquele que lê o foco no texto, em sua linearidade; sendo assim, o leitor realiza uma atividade de reconhecimento, de reprodução e interpretação. A leitura deve ser compreendida como uma interação textos-sujeitos.
Quais são as concepções de leitura?
Essas perguntas podem ser respondidas de diferentes maneiras, as quais revelarão uma concepção de leitura advinda da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote. É inquestionável que a leitura é uma atividade de captação das ideias do autor, que depende também das experiências e conhecimentos do leitor.
Como a leitura pode ser compreendida?
A leitura deve ser compreendida como uma interação textos-sujeitos. Desta forma podemos afirmar que a leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza com base nos elementos linguísticos que estão presentes na superfície textual e na sua forma de organização. As experiências e conhecimentos do leitor ...
Como a leitura pode gerar pluralidade de significados?
Uma vez que consideramos o fato de que a leitura depende do conhecimento do leitor, aceitamos também que uma mesma leitura pode gerar uma pluralidade de significados: um mesmo texto pode estabelecer, para diferentes leitores, uma diversidade de sentidos.