Qual é a crença religiosa dos iorubás?

Índice

Qual é a crença religiosa dos iorubás?

Qual é a crença religiosa dos iorubás?

De acordo com a crença iorubá, o mundo começou no Ilê-Ifê quando o orixá Obatalá comunicou ao deus supremo, Olodumaré, o seu desejo de criar a Terra, chamada de Ilê Aiyê.

Como é chamado o Deus supremo dos iorubás?

Na mitologia iorubá, o deus supremo é Olorum, chamado também de Olodumare. Não aceita oferendas, pois tudo o que existe e pode ser ofertado já lhe pertence na qualidade de criador de tudo o que existe em todos os nove espaços do Orun.

Quais são os principais orixás?

  • Iansã Deusa dos ventos e das tempestades. ...
  • Oxóssi. Deus da caça. ...
  • Ogum. Deus da guerra, do fogo e da tecnologia. ...
  • Omulu (ou Obaluiaiê) Deus da peste das doenças da pele. ...
  • Nanã Deusa da lama e do fundo dos rios, associada à fertilidade, à doença e à morte. ...
  • Ossaim. Deus das folhas e ervas medicinais. ...
  • Oxumaré

Como são chamados os deuses do candomblé?

Assim como Iemanjá, muitos outras divindades de origem africana, como Oxum, Xangô, Oxalá, Oxóssi e Exu, passaram a fazer parte da vida de todos nós, e não apenas dos adeptos do candomblé ou da umbanda, outra religião afro-brasileira.

O que significa a mitologia iorubá?

A mitologia dos iorubás engloba toda a visão de mundo e as religiões dos iorubás, tanto na África (principalmente na Nigéria e na República do Benin) quanto no Novo Mundo, onde influenciou ou deu nascimento várias religiões, tais como a Santería em Cuba e o Candomblé no Brasil em acréscimo ao transplante das religiões ...

Qual é a religião do iorubá?

A religião ioruba implica uma forte noção de família, porque cada culto carrega uma irmandade derivada do ancestral comum que supera os laços de sangue. Originalmente, eles compartilhavam um idioma pertencente ao grupo de idiomas sudaneses.

Qual a importância da religião iorubá para a humanidade?

Os iorubás acreditam que Olofi criou o mundo, que antes era habitado por santos (orixás), entre os quais ele dividia seu poder, chamado "aché". Eles acreditam que o cosmos pode ser perturbado por ações imorais dos seres humanos. Para um ioruba, um santo ou orixá governa a vida e a vida diária de cada pessoa.

Quais são as características da mitologia iorubá?

Na mitologia iorubá, o Oxumaré vive seis meses como homem e seis como uma mulher. Ademais, transporta a água entre o céu e a terra, utilizando um arco-íris. Obá é a divindade do barro e das enchentes. Logo, é responsável por carregar armas e cozinhar os alimentos.

Qual a origem da religião Yoruba?

A religião ioruba implica uma forte noção de família, porque cada culto carrega uma irmandade derivada do ancestral comum que supera os laços de sangue. Originalmente, eles compartilhavam um idioma pertencente ao grupo de idiomas sudaneses. Como em outras religiões, eles também têm um lugar sagrado no mapa do mundo: Ifé.

Postagens relacionadas: