Qual a importância dos cabos submarinos?

Índice

Qual a importância dos cabos submarinos?

Qual a importância dos cabos submarinos?

Os cabos submarinos são essenciais para a transmissão de dados de telefone ou internet, por exemplo. Eles são comumente utilizados em redes internacionais de telecomunicações, interligam países e continentes e são fundamentais para a utilização da internet da forma como conhecemos atualmente.

Como funcionam os cabos submarinos?

Os cabos submarinos modernos usam tecnologia de fibra óptica. Lasers de uma extremidade disparam dados a velocidades extremamente rápidas em fibras de vidro muito finas para receptores na outra extremidade do cabo.

Qual a profundidade de um cabo submarino?

São 6 mil metros de extensão a 4 mil metros de profundidade no fundo do Oceano Atlântico. Quer saber mais? Continue lendo o artigo e conheça as curiosidades da tecnologia que conecta pessoas e continentes.

O que são as fibras ópticas submarinas?

O que é um cabo submarino? Os cabos submarinos são feitos de fibra ótica e possuem isolamento especial. Como o próprio nome diz, os cabos são instalados no assoalho oceânico. São comumente utilizados em redes internacionais de telecomunicações e interligam países e continentes.

Por que os cabos submarinos são quebrados por ano?

Estimativas apontam que os cabos submarinos exigem mais de 50 reparos por ano – eles são quebrados por diversos motivos que incluem ataques de tubarões, terremotos e a pressão da água na profundidade. Apesar de tantos incidentes, a maior ameaça – cerca de 60% dos cortes de cabos subaquáticos – é proveniente de âncoras de navios e redes de pesca.

Qual foi o primeiro cabo submarino?

Os primeiros cabos submarinos foram estabelecidos na década de 1850, para o tráfego de telegrafia. As gerações subsequentes usaram a rede de cabos realizada para telefonia e, em seguida, para a transmissão de dados.

Qual a extensão do cabo submarino?

O cabo submarino percorre uma distância de 9.000 km entre Tóquio e Los Angeles. A mesma viagem realizada por um satélite soma 72.000 km. Imagem: Reprodução / NEC O Brasil anunciou em abril de 2018 a construção de um cabo submarino para conectar diretamente o país com a Europa. O EllaLink será inaugurado neste ano com 9.400 quilômetros de extensão.

Qual a vida útil dos cabos submarinos?

Os ladrões tentaram vendê-los como sucata e a região ficou sem internet por vários meses. Se sobreviverem a tantos acontecimentos, os cabos submarinos têm vida útil de até 25 anos. O primeiro cabo submarino surgiu em 1858 após a criação do telégrafo, um aparelho de transmissão e recepção de mensagens a distância por meio de sinais.

Postagens relacionadas: