Como funciona o processo de fiador?

Como funciona o processo de fiador?

Como funciona o processo de fiador?

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

O que quer dizer ser fiador?

O fiador é alguém que passa a ser o responsável legal por garantir eventuais dívidas de terceiro. Dessa forma, a fiança é uma garantia pessoal (fidejussória) e por conta disso, a pessoa que garante o adimplemento é a universalidade de bens penhoráveis do fiador.

Qual o papel do fiador no contrato de locação?

A figura do fiador está na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245, de 1991) e sua assinatura tem que estar no acordo de locação. Do término do prazo de aluguel até a desocupação da residência, ele será o responsável por arcar com as despesas e encargos no caso de falta por parte do inquilino.

O que acontece com o fiador se não pagar a dívida?

Se não tiver como pagar, o patrimônio do fiador pode ser penhorado, inclusive a casa onde ele mora. Muitas vezes, a discussão ia parar na Justiça e a decisão dependia da interpretação de cada juiz. Agora, o Superior Tribunal de Justiça confirmou o entendimento de que é o fiador quem paga essa conta.

Quando o locador pode acionar o fiador?

Os contratos de locação podem trazer dois tipos de cláusula na fiança locatícia. Em qualquer contrato o fiador deve fazer constar que o locador seja obrigado a comunicá-lo por escrito qualquer falta de pagamento do locatário superior a dez dias de atraso concedendo-lhe o direito de quitar a dívida.

Quais são os direitos de um fiador?

O fiador tem direito aos juros do desembolso pela taxa estipulada na obrigação principal, e, não havendo taxa convencionada, aos juros legais da mora. Quando o credor, sem justa causa, demorar a execução iniciada contra o devedor, poderá o fiador promover-lhe o andamento.

Quais são os deveres de um fiador?

O fiador proporciona maior segurança e tranquilidade ao locador. Garante o pagamento da dívida contraída pelo locatário quando o mesmo se encontrar inadimplente. Trata-se de um compromisso jurídico, no qual o fiador pode ter seus bens móveis e/ou imóveis penhorados frente à dívida adquirida pelo locatário.

Qual o valor de um fiador?

Mas, quanto custa um fiador profissional? Os seus serviços envolvem o valor de atuação, que variam de acordo com o tipo de contrato, risco e operação financeira, a parte documental custa em média 50 reais.

Quem não pode ser fiador de aluguel?

Quem não possui imóvel em seu nome, quem estiver com restrição no nome, quem não possuir comprovação de renda, pessoas com esse perfil não podem ser fiador em uma locação.

Qual é a responsabilidade de um fiador?

O fiador em um contrato de aluguel é responsável por assumir as despesas caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel, condomínio, IPTU, ou até mesmo um possível dano ao imóvel.

O que é e para que serve o fiador?

Fiador: O que é e para que serve? Ao solicitar empréstimos e financiamentos ou para alugar imóveis, a instituição financeira ou credor poderá exigir um fiador como garantia. Entenda. O fiador é alguém que se responsabiliza pelo pagamento de uma dívida, caso a outra pessoa não consiga cumprir com seu compromisso.

Como saber quem pode ser fiador?

Para saber quem pode ser fiador, é preciso passar por uma análise cadastral. Depois de ser aprovado, é necessário assinar um contrato e se responsabilizar pelo pagamento da dívida e também por cumprir todas as cláusulas.

Qual a responsabilidade do fiador?

A obrigação do fiador passa aos herdeiros; mas a responsabilidade da fiança se limita ao tempo decorrido até a morte do fiador, e não pode ultrapassar as forças da herança. EXTINÇÃO DA FIANÇA

Qual a diferença entre devedor e fiador?

Outra diferença é com relação à ordem de execução. Quando trata-se do fiador, obrigatoriamente o devedor será o primeiro a ser acionado. Somente depois de todas as tentativas se esgotarem, procura-se o fiador.

Postagens relacionadas: