Como é feita a justiça restaurativa?

Índice

Como é feita a justiça restaurativa?

Como é feita a justiça restaurativa?

Justiça restaurativa: É aplicada em infrações de menor e maior potencial ofensivo. Consiste em reuniões mediadas por um facilitador entre vítima, ofensor e comunidade. É da vítima o papel de decidir onde, quando e qual a duração de cada reunião.

Qual a diferença entre Justiça Restaurativa e Mediação?

O conceito de justiça restaurativa é menos abrangente do que o de mediação, vez que se restringe a área criminal enquanto a mediação também alcança outros ramos do direito[1], tem suas raízes na Europa e, busca, substancialmente, como meio de aplicação da política penal que é, a readaptação social do ofensor, a ...

O que é a mediação penal?

A mediação penal possui por enfoque a restauração da vítima, a responsabilização do ofensor e a recuperação de eventuais danos patrimoniais, morais e perdas afetivas, visando sempre o restabelecimento do diálogo entre vítima e ofensor.

Qual a importância da justiça restaurativa para o âmbito escolar?

Esse modelo de justiça restaurativa tem como objetivo aproximar de forma oportuna o ofensor da vítima, com o intuito de restabelecer as relações entre estes, responsabilizando o infrator não só materialmente com imaterialmente pelos danos causados pelo conflito.

Qual o objetivo da adoção de Justiça Restaurativa na Escola?

A adoção de justiça restaura- tiva na escola tem o objetivo de inserir, na nossa sociedade, mais uma metodologia com- prometida com a educação ci- dadã. Ela desenvolve a alteri- dade e possibilita a formação de sujeitos autônomos, capa- zes de assumir a responsabi- lidade por seus atos e aptos a restaurar os danos produzidos.

Qual é o propósito da justiça restaurativa?

O propósito da justiça res- taurativa é a restauração das vítimas, ofensores e comuni- dade, e a reparação dos danos provocados pelo conflito.

Por que é necessário restaurar o lugar da escola na nossa sociedade?

A Comissão de Justiça e Práticas Res- taurativas acredita que é necessário restaurar o lugar da Escola na nossa sociedade, empoderando-a para tratar, de maneira mais adequada, os conflitos que nela surgem.

Postagens relacionadas: