Quem faz radioterapia fica internado?

Índice

Quem faz radioterapia fica internado?

Quem faz radioterapia fica internado?

A radioterapia interna é geralmente administrada em um hospital ou centro de tratamento de câncer. Dependendo da técnica utilizada, o paciente poderá ficar internado em quarto privativo, com visitas proibidas enquanto a fonte de radiação estiver ativa.

Como a radiação é usada no tratamento de câncer?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

Em qual tipo de câncer é tratado com radioterapia?

É uma forma de tratamento muito empregada em tumores malignos iniciais de próstata, câncer uterino, certos casos de sarcomas e nos melanomas que surgem no globo ocular, além de outras situações mais raras. Exemplos de braquiterapia usada no câncer de próstata (A) e no câncer do colo uterino (B).

O que e mais perigoso quimioterapia ou radioterapia?

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.

Quais doenças podem ser tratadas com a radioterapia?

A radioterapia pode ser utilizada no tratamento de inúmeras doenças benignas, como comprovam descrições do seu emprego em angiofibromas da nasofaringe, angiomas, ameloblastomas, artrites, artroses, bursites, cistos ósseos aneurismáticos, doença de Peyronie, espondilite anquilosante, malformações arteriovenosas, ...

Quanto tempo para recuperar da radioterapia?

Equipe Oncoguia Após o término da radioterapia, o radio-oncologista solicita um primeiro retorno entre 1 e 4 semanas, para orientar o paciente com algum sinal ou sintoma residual do tratamento.

O que é radioterapia e como ela pode ajudar a tratar câncer?

A radioterapia pode ser a única forma de tratamento em uma série de situações clínicas como: tumores de pele, próstata, alguns linfomas, alguns tumores de laringe, entre outros, sem a necessidade de cirurgia. Nossa equipe médica vai indicar as melhores opções terapêuticas, de forma individualizada.

Por que a radioterapia não causa alterações alimentares?

Em geral, a radioterapia não causa alterações alimentares, a não ser em situações de irradiação de estômago ou intestinos, pois usamos técnicas modernas que reduzem a irradiação de tecidos normais. No caso de irradiação de intestinos pode ocorrer diarreia – assim, alimentos com muitas fibras (verduras) e irritativos (pimenta) são contraindicados.

Quais são os efeitos secundários da radioterapia?

A radioterapia externa pode ter efeitos adversos a longo prazo, dependendo do local onde a radiação é aplicada, tais como: problemas de tiroide e neurológicos (se aplicada no pescoço ou cabeça) pode provocar também osteoporose (diminuição de cálcio nos ossos)

Postagens relacionadas: