O que significa Desempenho das edificações?

O que significa Desempenho das edificações?

O que significa Desempenho das edificações?

O conceito de desempenho aplicado às edificações é equivalente ao seu comportamento durante a exposição ao meio e à ação dos usuários (BLACHERE, 1974). Sua abordagem se dá em pensar mais nos fins do que nos meios de construção (GIBSON, 1982).

O que é uma Norma de Desempenho?

A Norma de Desempenho traz para o desenvolvimento dos empreendimentos residenciais preocupações com a expectativa de vida útil, o desempenho, a eficiência, a sustentabilidade e a manutenção dessas edificações, em resumo insere o fator qualidade ao edifício entregue aos usuários.

Qual o objetivo da Norma de Desempenho?

Qual o objetivo da Norma de Desempenho? A Intenção da Norma de Desempenho é melhorar a qualidade dos sistemas habitacionais. O que é muito bom, principalmente nas edificações para população de baixa renda, que são as pessoas que mais sofrem com a briga pelo menor preço criada nas licitações.

Quais são as normas de Desempenho?

A Norma de Desempenho é de abrangência nacional e apresenta requisitos, critérios e métodos de avaliação que uma edificação habitacional deve ter para que atinja o comportamento apropriado durante o uso....São eles:

  • Agentes mecânicos;
  • agentes eletromagnéticos;
  • agentes térmicos;
  • agentes químicos;
  • agentes biológicos.

Qual a importância da Norma ABNT NBR 15.575 2013 Parte 6?

A importância da norma ABNT NBR 15575 (2013): Edificações Habitacionais – Desempenho. Refere-se aos sistemas que compõem os edifícios habitacionais, independentemente dos seus materiais constituintes e do sistema construtivo utilizado.

Como são feitas as exigências da Norma de desempenho?

Como são feitas as exigências da Norma de Desempenho? A Norma ABNT 15.575 é dividida em seis partes: (1) requisitos gerais; (2) sistemas de estrutura, (3) de pisos, (4) de vedações verticais, (5) de coberturas e (6) sistemas hidrossanitários.

Quais os principais benefícios que Norma de Desempenho traz para os usuários e para os construtores e incorporadores?

Como resultado, os principais benefícios identificados foram: a promoção à inovação, que permite o desenvolvimento de novos produtos e pode implicar na redução custos bem como torna mais saudável a concorrência; a garantia aos usuários de maior conforto e satisfação com as edificações adquiridas; o estabelecimento de ...

Como está composta dividida a NBR 15.575 2013?

A NBR 15.575 foi dividida em 6 partes. Em cada uma delas existe um direcionamento sobre alguns requisitos que devem ser cumpridos, tais como: requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de pisos, sistemas de vedações verticais internas e externas, sistemas de coberturas e sistemas hidrossanitários.

O que é vedações verticais internas e externas?

A vedação vertical pode ser definida como um subsistema de um edifício formado por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, controlando a ação de agentes indesejáveis, como intrusos, animais, vento, chuva, ruído e poeira. As paredes, as esquadrias e os revestimentos compõem as vedações verticais.

Quais são os requisitos de desempenho acústico do sistema de vedação vertical?

Os requisitos de desempenho acústico referem-se ao isolamento acústico proporcionado pelas paredes, no caso da fachada, pelo conjunto paredes e esquadrias e no caso das paredes de geminação, separadas pelo hall entre duas unidades habitacionais, pelo conjunto parede e portas de entrada.

O que é o “desempenho” na construção civil?

A Norma de Desempenho é, inegavelmente, um instrumento de grande relevância para o desenvolvimento de qualquer empreendimento imobiliário residencial. Ela não só é de observância obrigatória na elaboração dos projetos, mas também na execução das obras, trazendo segurança futura à construtora e aos usuários da edificação.

Quais são as partes da norma de desempenho?

A Norma de Desempenho é dividida em 6 (seis) partes, cada uma a tratar um dos sistemas construtivos compreendidos em seu intuito regulatório. São eles: Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais (NBR 1-2); Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos (NBR 1-3);

Quais são os requisitos e critérios de desempenho aplicáveis às edificações habitacionais?

1.1 Esta parte da ABNT NBR 15575 estabelece os requisitos e critérios de desempenho aplicáveis às edificações habitacionais, como um todo integrado, bem como a serem avaliados de forma isolada para um ou mais sistemas específicos.

Quais são as responsabilidades e deveres da norma de desempenho?

Embora seja uma importante ferramenta utilizada por profissionais sérios, a Norma de desempenho também prevê responsabilidades e deveres aos usuários da edificação, isto é, os moradores e proprietários, especialmente no que concerne à necessidade de manutenção/conservação dos sistemas construtivos ao longo da sua utilização.

Postagens relacionadas: