O que é necessário para fazer vidro?

Índice

O que é necessário para fazer vidro?

O que é necessário para fazer vidro?

O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. O material passa por vários processos e, só então, se torna o vidro como conhecemos.

Como que faz um vidro?

Como o vidro é fabricado? O método clássico consiste em fundir a 1500ºC uma mistura de sílica, barrilha e calcário, realizar a moldagem e, por fim, o resfriamento gradativo. O vidro é um material bastante usado em nosso cotidiano.

Como é feita a moldagem do vidro?

Esse processo consiste em manter o tubo de vidro girando, na mesma velocidade, e na presença do fogo, para que o aquecimento seja realizado de maneira uniforme ao redor do tubo. Com isso, consegue-se obter deformações homogêneas do tubo, o que resultará em uma moldagem bem elaborada.

Como é feito o vidro?

O processo de produção do vidro lembra um pouco a preparação de um bolo. O primeiro passo é juntar os ingredientes: 70% de areia (retirada de locais como fundo de lagos), 14% de sódio, 14% de cálcio e outros 2% de componentes químicos 2. Os ingredientes são misturados e seguem para um forno industrial, que atinge temperaturas de até 1 500 ºC!

Qual a origem do vidro?

A mistura passa algumas horas no forno até se fundir, virando um material meio líquido 3. Ao sair do forno, a mistura que dá origem ao vidro é uma gosma viscosa e dourada, que lembra muito o mel. Ela escorre por canaletas em direção a um conjunto de moldes. A dosagem para cada molde é controlada conforme o tamanho do vidro a ser criado

Qual é a composição química do vidro?

Essa é, portanto, a composição química do vidro comum. x Na2CO3 + y CaCO3 + z SiO2 → (Na2O)x . (CaCO)y . (SiO2)z + (x + y) CO2 O CO 2 é eliminado no forno de fusão para que não se formem bolhas no vidro. Depois da modelação do formato do objeto desejado, o vidro é resfriado.

Qual a importância da reciclagem de vidro?

Mais de uma tonelada deles são poupados a cada tonelada de vidro reciclado, incluindo 590 kg de areia, 185 kg de carbonato de sódio e 172 kg de pedra calcária. A reciclagem de vidro também ajuda a economia na medida em que gera mão de obra e serviços terceirizados, tanto nas cooperativas de catadores quanto nas empresas recicladoras.

Postagens relacionadas: