O que significa a palavra TOC?

Índice

O que significa a palavra TOC?

O que significa a palavra TOC?

O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas.

Como diagnóstica TOC?

O médico diagnostica o transtorno obsessivo-compulsivo tomando por base os sintomas: a presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões ou compulsões precisam atender, no mínimo, um dos quesitos a seguir: Tomar muito tempo. Causar angústia significativa ou interferir com a capacidade funcional da pessoa.

O que é o TOC e quais são as suas características?

TOC é um transtorno psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade descrito no “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais – DSM V” da Associação de Psiquiatria Americana.

Quais são as causas do TOC?

Alguns pesquisadores acreditam que o TOC pode ser resultado de alterações ocorridas no corpo ou no cérebro da pessoa. Outros estudos apontam o distúrbio para uma predisposição genética – muito embora os genes que estariam eventualmente envolvidos não tenham sido identificados até agora. NÃO PARE AGORA...

Quais os tratamentos para o TOC?

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem não medicamentosa com comprovada eficácia sobre a doença. Seu princípio básico é expor a pessoa à situação que gera ansiedade, começando pelos sintomas mais brandos. Os resultados costumam ser melhores quando se associam os dois tipos de abordagem terapêutica.

Qual é a primeira coisa a se fazer para explicar o TOC?

“A primeira coisa a se fazer é a psicoeducação para explicar direitinho o que é o TOC, suas características e seus riscos”, diz a psiquiatra Maria Conceição do Rosário, da Universidade Federal de São Paulo.

Postagens relacionadas: