Qual seria o significado da palavra rococó?

Índice

Qual seria o significado da palavra rococó?

Qual seria o significado da palavra rococó?

adjetivo, substantivo masculino Diz-se de, ou estilo artístico que floresceu na Europa ocidental e dominou grande parte do séc. XVIII, do fim da época barroca até a gênese do pré-romantismo, e que se caracterizava pelo excesso de ornatos. [Por Extensão] Rebuscado, de mau gosto; fora de moda: penteado rococó.

O que quer dizer a palavra barroco?

Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.

Qual é a origem do Rococó?

É evidente que o estilo rococó migrou para a América e no Brasil o expoente máximo foi o artista Aleijadinho. Aqui, o estilo floresceu no fim do século XVIII, sob grande influência religiosa, ao contrário das representações da vida profana e aristocrática comuns em outras localidades.

Quais são as principais características do movimento rococó?

O rococó é considerado um desdobramento do barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Dessa forma, possui as seguintes características: ornamental. O balanço (1767), pintura rococó de Jean-Honoré Fragonard. Na França, a arte rococó é marcada por linhas sinuosas e temas bucólicos.

Quais são as principais características da arte rococó?

O balanço (1767), pintura rococó de Jean-Honoré Fragonard. Na França, a arte rococó é marcada por linhas sinuosas e temas bucólicos. Assim, a natureza é usada como símbolo de perfeição e beleza. O objetivo é provocar o prazer no receptor. Nessa perspectiva, mostra-se uma arte funcional.

Quais são as músicas utilizadas no período Rococó?

O estilo de música utilizada no rococó é de difícil definição. É caracterizado por sarabandas, gigas, minuetos e outras galanterias. Dois compositores importantes deste estilo são Johann Christian Bach, filho mais novo de Johann Sebastian Bach, e Johann Stamitz, fundador da Escola de Mannheim .

Postagens relacionadas: