O que é teosofia?

Índice

O que é teosofia?

O que é teosofia?

O termo teosofia (do grego, theos = deus, sofia = sabedoria) significa sabedoria de Deus e diz respeito a qualquer tipo de misticismo filosófico que pretende ser baseado matemática ou cientificamente. Na antiguidade, pode ser encontrado no pitagorismo, na filosofia neoplatonica e no gnosticismo.

Quem são os fundadores da teosofia?

Helena Petrovna Blavatsky, nascida na Rússia em 1831, e falecida em Londres em 1891, também conhecida como Madame Blavatsky, foi uma das responsáveis, senão a principal responsável, pela elaboração do que ficou conhecida como a versão moderna da Teosofia, sendo co-fundadora da Sociedade Teosófica.

Qual é a origem da Teosofia?

A Teosofia recebeu muitas críticas em sua origem, numa polêmica que se estende aos dias de hoje, questionando tanto a doutrina como o caráter controverso de sua principal divulgadora, Helena Blavatsky, e do seu colaborador Charles Leadbeater. O casal Coulomb foi um dos primeiros detratores de Blavatsky, acusando-a de ser uma embusteira.

Quais são os objetivos da Teosofia?

Na América, o termo aparece nos Anais Teosóficos da Sociedade de Filadélfia, escritos em 1697. De acordo com Blavatsky, a teosofia não é uma religião ou filosofia, mas a base de todos os cultos religiosos, revelação mística proporcional aos conhecimentos e tradições de cada época.

Quais são os conceitos fundamentais da Teosofia?

Outros conceitos fundamentais, conhecidos há milênios no oriente, mas que a Teosofia popularizou no ocidente, são a Reencarnação e o Karma.

Qual é a diferença entre teologia e teosofia?

Neste contexto, o teósofo é a pessoa que conhece a realidade porque está inspirada por Deus. Enquanto a teologia estuda o divino através de uma abordagem racional, a teosofia tem um fundamento intuitivo.

Postagens relacionadas: